bitcoin-caiu-comprar-bitcoin-em-queda-bitcoin-caindo-preço-do-bitcoin-hoje

O Bitcoin caiu, mas você não precisa se desesperar

14 de setembro de 2017 Escrito por Bitcoin, Dicas, Investimentos 0 comentarios em “O Bitcoin caiu, mas você não precisa se desesperar”
Conheça o Quantum!

No período do final de agosto e começo do mês de Setembro, o preço do Bitcoin bateu o seu recorde histórico. Em alguns momentos, temporariamente chegou a alcançar valores até mesmo acima de 19 mil reais nas corretoras brasileiras. Mas a subida terminou, e agora o bitcoin caiu.

A moeda começou um período de baixa alguns dias atrás, com a cotação diminuindo gradualmente. Porém, nos últimos três dias, essa queda se tornou mais brusca, e agora o valor no mercado brasileiro está oscilando entre 12 e 13 mil reais. Entre os motivos para a queda, inclui-se a recente declaração do CEO do banco J.P Morgan, uma das maiores instituições financeiras do planeta, de que o Bitcoin é uma fraude. Mas o principal motivo para a queda foram as ameaças do governo chinês de fechar ou regulamentar mais fortemente as operações da exchanges na China.

Em meio a pânico de mercado, declarações sensacionalistas, boatos e algumas notícias verdadeiras, o resultado foi uma enorme quantidade de pessoas se desfazendo dos seus bitcoins e empurrando o preço da moeda para baixo.

Para muitas pessoas que compraram o Bitcoin há poucas semanas, essa queda soa bastante assustadora. Afinal de contas, é normal para a maioria dos investidores a dificuldade de se manter calmo quando o ativo que você aplicou cai mais de 30% em menos de 15 dias.

Porém, quem acompanha o Bitcoin há mais tempo sabe que essas quedas são bastante comuns, e que por enquanto a volatilidade ainda é uma característica da moeda. Vejamos apenas alguns exemplos de outro momentos em que o Bitcoin caiu em 2017:

Janeiro: queda de mais de 30% após o governo chinês aumentar a fiscalização sobre as exchanges chinesas (sim, não é a primeira vez que as regulamentações da China impactam no valor da moeda).

Março: No dia 10 de março, a rejeição do governo americano de aprovar o primeiro fundo de investimentos em Bitcoin nos EUA faz a moeda despencar mais de 20%. O Bitcoin se recupera da queda em cinco dias, para depois cair novamente 20% com a expectativa do Fork do Bitcoin Unlimited.

Julho: Temores em relação a outro possível hard fork do Bitcoin (que efetivamente se concretizou, originando o Bitcoin Cash) fazem a moeda cair mais de 40% ao longo do mês.

Ao longo de sua história, o Bitcoin já teve quedas bruscas dezenas de vezes. E provavelmente continuará sendo assim por mais alguns anos. Então o que faz o Bitcoin se recuperar novamente após seu preço despencar? O fato de que a maioria dos investidores no Bitcoin enxerga a moeda como um grande investimento para o longo prazo, independentemente das mudanças de preço agora.

O bitcoin tem tantas vantagens – transações mais rápidas, seguras, descentralizadas, baratas e privativas do que as moedas comuns, além da sua escassez natural – que muitas pessoas não se importam com as quedas agora, porque enxergam o BTC como um investimento de longo prazo e para manter se valorizando por vários anos, seja em uma carteira individual ou em plataformas de investimento, como o Quantum.

Então quando o preço começa a cair, quem acredita na moeda não apenas não vende, como também aproveita a baixa para comprar mais, pois sabe que daqui a vários anos, conforme as vantagens do Bitcoin provavelmente tornarem ele uma moeda cada vez mais comum, a sua escassez tornará a recuperação de preço praticamente inevitável. Como efeito comparativo, o valor de 12 mil reais hoje é visto como baixo, mas há bem pouco tempo atrás 12 mil reais era um recorde histórico para a moeda.

Por isso, nosso conselho é: se você comprou Bitcoin a 14, 15 ou até mesmo 19 mil reais, não se desespere. O fato do presidente do J.P Morgan ter dito que a moeda é uma fraude não significa muita coisa: como você pode conferir aqui, muitas pessoas bem conceituadas no mundo financeiro já apostaram contra o Bitcoin desde que a moeda valia poucos dólares, frequentemente por desconhecimento do ativo.

O fechamento ou regulamentação forte de exchanges na China, além de ter muitos boatos e informações pouco conclusivas, também não significa o apocalipse da moeda. A maioria dos países está se encaminhando para legalizar o BTC ou até mesmo já o reconhecem como um meio de pagamento, como é o caso do Japão. Os legisladores estão começando a perceber que proibir o BTC pode trazer fortes perdas: fuga não apenas de empresas e investimentos de dezenas e até centenas de milhões de dólares, como também fuga de capital humano, incluindo investidores, desenvolvedores, mineradores e outros membros da comunidade do Bitcoin.

Se você acha que o Bitcoin cairá mais após ter feito uma análise racional e aprofundada do mercado, pode ser uma boa ideia vendê-lo. Mas não venda por motivos fortemente emocionais, como “todo mundo está vendendo”, “perdi dinheiro”, “vi em um blog desconhecido que a China proibiu o Bitcoin” e outras coisas. O Bitcoin sempre foi um investimento voltado para quem acredita no potencial da moeda no longo prazo, e essas oscilações são mais comuns do que a maioria dos iniciantes nesse mercado pensam.

Portanto, não tome decisões precipitadas. Investimentos de longo prazo em criptomoedas inevitavelmente envolvem uma forte volatilidade. E, também, esteja atento caso esteja querendo comprar Bitcoin pela primeira vez: a oportunidade de comprar a moeda em um momento de queda, por um valor bem abaixo do seu topo histórico, é interessante. Caso queira comprar Bitcoin pela primeira vez ou renovar seu investimento no Quantum, a Atlas se dispõe a ajudá-lo, bastando enviar um e-mail para nós ([email protected]) ou solicitar uma assessoria gratuita para compra aqui.

Observação: Antes de tomar qualquer decisão em relação a investimentos financeiros, não se esqueça de avaliar a situação do mercado por sua própria conta e risco. Essa matéria não é uma recomendação de compra da Atlas. Esteja ciente dos riscos inerentes a qualquer aplicação financeira.

Gostou desse post? Siga nossas redes sociais:
Ebook para iniciantes em Bitcoin

Busca

Gostou? Segue aí!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Follow by Email
Google+
https://atlasproj.com/blog/bitcoin-caiu-nao-se-desespere/">
logo_rodape

ENTRE EM CONTATO

Copyright 2017 Atlas Project. All rights reserved.