bitcoin-e-seguro

Bitcoin é seguro? Entenda como proteger sua carteira

21 de julho de 2018 Escrito por Bitcoin, Segurança 0 comentarios em “Bitcoin é seguro? Entenda como proteger sua carteira”
Conheça o Quantum!

Sim, Bitcoin é seguro. Mas, desde que o investidor mantenha alguns cuidados. Por existir apenas virtualmente, o Bitcoin está vulnerável aos perigos que a rede oferece. Em virtude disso, torna-se fundamental investir em estratégias para proteger o dinheiro.

No entanto, se você ainda não sabe como investir em Bitcoin, fique tranquilo. Afinal, fazer operações com a moeda corrente também exige atenção. No caso da criptomoeda, a cautela se refere principalmente à maneira de armazenar os dados. Listamos alguns pontos que merecem alerta especial. Confira!

bitcoin-e-seguro-2

Cuidados iniciais

Como se sabe, a moeda Bitcoin em si não é armazenada. Na verdade, o que o usuário guarda são as chaves digitais, ou seja, o endereço de cada BTC é que fica em uma carteira.

Há locais na internet que disponibilizam espaço para armazenamento. Vale notar que muitos ainda não oferecem seguro contra imprevistos. Portanto, é necessário ser bastante criterioso no momento da escolha.

Caso opte por deixar os dados nesses locais, evite escolher apenas um para colocar todo o dinheiro, ainda mais se a quantia for grande. Dividir os valores entre diversos endereços é a melhor estratégia.

Backups

Da mesma forma que é importante fazer backup no computador, para evitar a perda acidental de arquivos, os Bitcoins também merecem esse cuidado. Imagine perder a carteira por qualquer problema e, como consequência, todas as suas chaves? Automaticamente, as moedas também seriam perdidas.

Ao realizar o backup, aproveite também para fazer cópias das suas chaves. O recomendável é colocá-las em lugares diferentes, inclusive, em dispositivos físicos, como pen drives e CDs.

Também é interessante que você criptografe seus backups, principalmente aqueles guardados na rede. Esses arquivos ficam expostos a roubos e, mesmo os que estão no computador pessoal, estão sujeitos a entrar em contato com softwares maliciosos.

Criptografia

Como aconselhamos, é importante que você criptografe sua carteira de Bitcoin e seus backups. Para isso, será necessário definir uma senha nesse processo. O propósito de usar esse artifício é que você consiga proteger suas moedas de invasões.

A senha não pode conter itens ou palavras óbvias, pois as chances de ser descoberta são grandes. O ideal é esse código tenha 16 caracteres diferentes, incluindo símbolos, letras e números.

Outra questão é em relação à possibilidade de perda ou esquecimento. Se isso acontecer, você perde o acesso à sua carteira e, consequentemente, ao saldo. Sabemos que senhas com todas essas designações são difíceis de lembrar, então procure anotá-la em um lugar seguro.

Como armazenar Bitcoins?

Agora, nós vamos apresentar quais são os locais disponíveis para guardar seus Bitcoins. Confira!

Carteiras em papel

Conhecidas como paper wallet, essas carteiras, literalmente, utilizam o papel para guardar a chave privada. Na prática, o usuário precisa primeiro gerar um acesso por meio de plataformas como o BitAddress, por exemplo. Depois, ele pode copiar os dados e imprimir em uma folha.

Porém, deve-se considerar que, para a sua criação, elas precisam ser geradas em um computador bastante seguro. Também é importante utilizar páginas já salvas, em que o acesso é feito direto de um pen drive sem conexão com a internet.

Apps de carteira

Outra forma de guardar Bitcoins é usar aplicativos de carteira baixados na internet. Nesse caso, esses programas funcionam diretamente no computador ou no celular.
A grande vantagem é que você não fica depende de intermediários para lidar com suas transações, afinal, as suas chaves privadas podem ser acessadas direto do seu aparelho.
Para isso, existem alguns softwares no mercado que realizam essa função, como a Electrum, a Armony. Há ainda opções para dispositivos móveis, como o Mycelium.

Carteira hardware

Os hardwares wallet são dispositivos físicos parecidos com pen drives. A finalidade é que o usuário pode guardar e operar as chaves privadas em um só lugar. Nesse tipo de carteira, é possível aprovar e transferir transações sem expor a chave ao computador.

Apesar de não ser um dispositivo muito barato, para aqueles que precisam armazenar ou operar grandes quantidades de Bitcoins, ela é um bom investimento. Além disso, muitas possuem a capacidade de fazer backup.

Carteira de desktop

É um tipo de carteira em que a chave privada é guardada no computador do usuário. A grande desvantagem dela é que o PC precisa estar em perfeitas condições quanto à segurança. Máquinas suscetíveis à malware e que não tenham antivírus, por exemplo, não são recomendadas.

Invista no Atlas Quantum

Para garantir a segurança das transações com Bitcoins, o Atlas Quantum investe em alta tecnologia. Pode-se citar, por exemplo, que as operações só são realizadas em exchanges confiáveis, além de haver a realização de testes para verificar a estabilidade do sistema.

Também fazemos duplo monitoramento das aplicações e servidores. E realizamos treinamentos constantes para nossos colaboradores estejam sempre atualizados com o mercado.

O Atlas Quantum também possui parceria com empresas mundiais de classificação de endereços de Blockchain e um escritório advocatício focado na criptomoeda. Cabe notar ainda na nossa plataforma o saldo é distribuído, o que garante maior proteção ao investir.

Saiba mais como armazenar e rentabilizar a sua criptomoeda. Caso ainda não tenha, aproveite para comprar Bitcoins no Atlas Quantum.

Gostou desse post? Siga nossas redes sociais:
Ebook para iniciantes em Bitcoin

Busca

Gostou? Segue aí!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Follow by Email
Google+
https://atlasproj.com/blog/bitcoin-e-seguro-entenda-como-proteger-sua-carteira/">
logo_rodape

ENTRE EM CONTATO

Copyright 2017 Atlas Project. All rights reserved.