bitcoin ou ouro, bitcoin, ouro,

Bitcoin ou Ouro – Saiba qual é o melhor investimento financeiro

27 de novembro de 2017 Escrito por Bitcoin, Dicas, Investimentos 0 comentarios em “Bitcoin ou Ouro – Saiba qual é o melhor investimento financeiro”
Conheça o Quantum!

Vamos supor que você esteja avaliando uma nova alternativa de investimento. Ao começar a falar com as pessoas elas te dirão que o melhor investimento é aquele que não possua correlação com os riscos “naturais” do mercado, que possua liquidez mas ao mesmo tempo uma demanda maior do que a oferta, que não possa ser emitido sem lastro (como os Bancos Centrais fazer hoje com as moedas tradicionais) e nem emitido com certa frequência como as novas emissões de ações pelas empresas. Logo, deve existir uma certa dificuldade em sua emissão e ele deve ser processado para que seja disponível ao público. Além disso, durante momento de pânico do mercado, ele deve resistir às quedas, mesmo que não seja necessariamente com uma alta, mas ao menos preservando o seu valor.

Você logo para e pensa: claro, estamos falando do ouro. Certo? Não necessariamente.

Todas as características acima realmente são as de um bom ativo para investimento. Acontece que elas não se aplicam apenas ao ouro, mas também ao Bitcoin. Isso mesmo! Bitcoin.

Esse ano, quando o preço do Bitcoin superou o do ouro – em dólares, aos 2 de março de 2017 – diversos especialistas em investimentos e o público em geral tem se feito uma pergunta: Bitcoin ou Ouro, qual o melhor investimento? Nós da AtlasProject te ajudaremos a responder essa pergunta.

Bitcoin ou Ouro?

Apesar das semelhanças descritas acima, existem 5 elementos que devemos prestar atenção na hora de decidir. Vamos a eles.

Liquidez

Ao olhar para o mercado mundial, a liquidez do ouro comparada a do Bitcoin é muito maior. Ponto para o ouro. Afinal, se você possui algum investimento e precisa fazer uma retirada, a última coisa que precisamos é ter que esperar ou ter que vender à um preço inferior ao valor de mercado para ter acesso ao nosso próprio dinheiro. Entretanto, a capitalização de mercado do Bitcoin cresce exponencialmente e hoje em dia existem inúmeras opções para converter seus Bitcoins em dinheiro fiat (dinheiro em espécie). Logo, como a maioria das pessoas usam o Bitcoin para diversificar os investimentos, isso não é um problema tão grande. Ponto para o Bitcoin?  Vamos ser conservadores e manter 0 x 1 para o Ouro.

Segurança e Portabilidade

No quesito segurança, qual é melhor, Bitcoin ou ouro? O senso comum diz que sim. Desde sempre as pessoas costumavam usar ouro e prata como moeda de troca, mas era difícil de transportar e difícil de dividir e por isso o papel moeda foi inventado. Hoje em dia a massiva digitalização dos meios de pagamento te permite ter ouro e “transportá-lo” para qualquer lugar. Problema resolvido? Não! Você sabe onde esse ouro fica armazenado? A referência física realmente estará muito segura, em algum Bunker de um Banco Central. Entretanto, o certificado de que parte daquele ouro é seu é uma linha de tabela em algum banco de dados. Não é fácil para alguém alterar este conteúdo, mas é totalmente possível. Além disso, você não consegue enviar isso para outra pessoa facilmente. Você deve vender esse ouro a preço de mercado, resgatar o dinheiro, transferir para outra pessoa, que deve resgatá-lo novamente e comprar o ouro a preço de mercado. Vai no mínimo um dia de trabalho.

Com o Bitcoin é possível enviar e receber qualquer quantia de dinheiro instantaneamente em qualquer lugar do mundo a qualquer momento. Sem feriados. Sem fronteiras. Sem limites impostos. O Bitcoin permite que seus usuários estejam no controle total de seu dinheiro. As transações com Bitcoin são seguras, irreversíveis e não contêm informações sensíveis ou pessoais dos clientes. Isso protege os usuários de perdas causadas por fraudes ou estornos fraudulentos. Os usuários podem facilmente expandir para novos mercados onde os cartões de crédito não estão disponíveis ou as taxas de fraude são inaceitavelmente elevadas. Ponto para o Bitcoin: placar de 1 x 1

Oferta x Demanda e a pressão inflacionária

A oferta de ouro é limitada e sua demanda é relativamente crescente ao longo do tempo. Isso é fundamental para termos uma tendência de alta no longo prazo ou, no mínimo, uma estabilidade nos preços. O ouro é infinito? Não, mas não temos transparência em relação ao total disponível.  No Bitcoin existe a informação: o limite é a emissão de 21 milhões de Bitcoins. Ponto. Ele é muito mais raro que o ouro, com uma adoção ainda pequena e incomparável, que é justamente a sua maior força. Se o preço do Bitcoin está assim agora, imagine quando ele se popularizar? Claro, será aos poucos, mas é um caminho sem volta. O ouro é amplamente usado na indústria e na produção de joias. O Bitcoin pode ser usado desde registro de documentos (na blockchain) até para comprar pizza. A demanda tende ao infinito. Além disso, o ouro tem mostrado uma inflação, embora pequena, de cerca 1% ao ano. Ponto e virada para o Bitcoin: 2×1

Volatilidade

A volatilidade, ou seja, a velocidade e imprevisibilidade de variação de preços do ouro é muito menor que a do Bitcoin. Mas o ouro ainda é considerado um ativo de renda variável. Se você faz investimentos de longo prazo (que é a definição mais justa para a palavra investimento) isso não é realmente um problema. Mas, como estamos sendo conservadores desde o início, o Bitcoin ainda perde neste requisito. Chegamos então ao empate, 2 x 2.

Uma nova alternativa ao sistema financeiro

O ouro já foi a base do sistema financeiro. Entretanto, devido as suas desvantagens, foi vinculado ao dinheiro em papel numa tentativa de corrigi-las e, pior do que isso, o sistema de reservas fracionadas foi criado e esse dinheiro em papel foi desvinculado com queda do padrão ouro em 15 de agosto de 1971 assinada pelo então presidente dos EUA Richard Nixon. Isso causa um aumento consistente dos preços, a inflação.

Apesar de a sociedade se desenvolver e produzir as coisas mais baratas a todo momento dado ao nosso constante aumento de produtividade (efeito claro e benéfico do capitalismo, livre mercado), se não houvesse criação artificial de dinheiro e inflação, seria natural esperar que os preços das coisas cairiam todo ano pois essa é a tendência natural do mercado. Isso não ocorre por causa da criação de dinheiro/inflação. O Bitcoin surge como oposição e alternativa a tudo isso. Ele não é apenas uma nova moeda, mas um novo sistema de pagamentos, uma nova tecnologia. Virada do Bitcoin e fim de jogo.

Final:  Bitcoin Ou Ouro? Bitcoin 3 X 2 Ouro! 

 

Gostou desse post? Siga nossas redes sociais:
Conheça o Quantum!
Tags: ,

Busca

Gostou? Segue aí!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Follow by Email
Google+
https://atlasproj.com/blog/bitcoin-ou-ouro-qual-melhor-investimento/">
logo_rodape

ENTRE EM CONTATO

Copyright 2017 Atlas Project. All rights reserved.