contas bancárias bitcoin-proteção-patrimonial-bitcoin-seguro-segurança

O Bitcoin pode proteger europeus de terem contas bancárias congeladas

31 de julho de 2017 Escrito por Bitcoin, Investimentos, Notícias, Segurança 0 comentarios em “O Bitcoin pode proteger europeus de terem contas bancárias congeladas”
Conheça o Quantum!

Imagine se você acordasse e descobrisse que, repentinamente, está impossibilitado de sacar qualquer valor das suas contas bancárias.

De acordo com uma nova proposta da União Europeia, é exatamente isso o que pode acontecer. A ideia é que os países tenham autoridade para impedir temporariamente saques de contas de bancos em dificuldades financeiras.

A medida proposta foi elaborada pelo presidente da Estônia, segundo a Reuters. O rascunho da proposta diz que os pagamentos bancários podem ser temporariamente interrompidos por cinco dias úteis. A suspensão, no entanto, pode ser prolongada até um máximo de 20 dias em situações excepcionais.

A medida destina-se a apoiar os bancos comerciais que estão em má situação ou susceptíveis de entrar em bancarrota. O objetivo é evitar possíveis corridas bancárias.

No entanto, aqueles que estão contra a proposta argumentaram que ela pode até afetar negativamente a confiança dos clientes bancários. Essa baixa confiança pode até acelerar as retiradas dos bancos que estejam com rumores de problemas.

 Além disso, o bloqueio de saques não deixa de ser uma clara violação da liberdade financeira dos clientes. Somado a isso, existe o agravante da organização estar ajudando bancos incompetentes que, sem ajuda externa, já deveriam ter falido há bastante tempo.

Nos últimos meses, muitos bancos de alguns países da União Europeia, particularmente na Itália, estiveram em problemas e provocaram um estado de alerta nos seus usuários.

Quando o sistema bancário tradicional falha, não só os consumidores sentem mais necessidade de recorrerem a opções alternativas como as moedas digitais, mas até mesmo ex-banqueiros passam a considerar a criptografia uma parte essencial do futuro dos bancos.

Ainda não há consenso sobre o assunto

A medida foi proposta em meio ao fracasso dos países membros da organização em encontrar uma solução efetiva em relação aos bancos em dificuldades. Também foi feito menos de dois meses após a falência do Banco Popular, da Espanha, devido em parte a uma corrida bancária.

A proposta ganhou o apoio dos países da UE, como a Alemanha, que já autorizam uma moratória sobre os pagamentos bancários durante os processos de insolvência a nível nacional.

Os grupos de bancos, no entanto, se opuseram fortemente à medida, alegando que ela desencorajaria as pessoas a economizarem seu dinheiro nos bancos.

De acordo com Charlie Bannister, do lobby bancário “Association for Financial Markets in Europe” (AFME), a proposta inicialmente incentivará os depositantes a fugirem o máximo possível dos bancos.

De acordo com um oficial da UE, a medida proposta já foi abordada por diplomatas da UE em 13 de julho, mas não houve uma tomada efetiva de decisão. A programação é a continuidade do debate em setembro. A decisão final, no entanto, precisa da aprovação dos legisladores da União Europeia.

Usando o Bitcoin, e não contas bancárias, para proteger o seu patrimônio

A proposta da UE aumenta o interesse da população no uso de criptomoedas como uma forma de defender seu patrimônio pessoal.

O Bitcoin e outras moedas digitais não podem ser arbitrariamente controladas pelo governo. A natureza descentralizada do Blockchain torna impossível um “congelamento de saques” ou paralisação de contas bancárias em uma conta de Bitcoin.

Com o Bitcoin o usuário é o seu próprio banco. Portanto, ele não precisa de terceiros para realizar as suas transações financeiras.  Com o devido controle de seus endereços privados, a pessoa pode enviar os seus bitcoins a qualquer momento para qualquer um. É um sistema cujo funcionamento e confiança são baseados na criptografia e na matemática, ao invés da necessidade de acreditar que o banco não seja fraudulento ou que não esteja em risco de insolvência.

A expectativa é que, quanto mais o sistema bancário tradicional mostra suas falhas, mais as pessoas tendem a se interessar por criptomoedas descentralizadas.

________________________________________________________________________________

Texto traduzido e adaptado parcialmente do artigo original escrito por Joshua Althauser, do CoinTelegraph.

É iniciante em Bitcoin e gostaria de aprender mais sobre o assunto? Acesse: https://goo.gl/PCUvjZ

Já investe em bitcoins? Sabia que existem softwares que realizam operações financeiras automatizadas com a moeda? Confira o Quantum!

Gostou desse post? Siga nossas redes sociais:
Conheça o Quantum!

Busca

Gostou? Segue aí!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Follow by Email
Google+
https://atlasproj.com/blog/bitcoin-proteger-contas-bancarias/">
logo_rodape

ENTRE EM CONTATO

Copyright 2017 Atlas Project. All rights reserved.