Doações em Bitcoin

Cinco organizações humanitárias que você pode ajudar usando Bitcoin

18 de maio de 2017 Escrito por Bitcoin, Dicas 0 comentarios em “Cinco organizações humanitárias que você pode ajudar usando Bitcoin”

Artigo escrito em parceria com a Lynx Consultoria:

O bitcoin foi o assunto da semana em vários jornais do mundo inteiro.

Tal audiência, no entanto, não veio por meios positivos, mas sim devido ao ataque do vírus WannaCry, um dos maiores ataques cibernéticos da história. Computadores de mais de 100 países foram atacados pelo vírus, tendo os seus dados bloqueados por hackers, que exigiam o pagamento do resgate em bitcoins.

Imediatamente, parte da mídia começou a culpar a moeda pelos ataques, alegando os bordões de sempre: “moeda de hackers”, “impossível de rastrear”, “dinheiro de deep web” e muitos outros. Poucos sites se deram o trabalho de mostrar os benefícios da criptomoeda, e é justamente o que farei nesse artigo.

O bitcoin é a maior inovação da história recente da humanidade. É uma moeda que não tem um emissor central, não pode ser controlada ou inflacionada por governos, não pode ser confiscada nem taxada. O bitcoin é o primeiro ativo digital da história, capaz de ser transferido para qualquer lugar do mundo, a taxas irrisórias – mesmo com o recente aumento das taxas, causado pela alta quantidade de transações paradas na rede, as taxas continuam baixas, especialmente para pequenos valores.

Imagine que você é um cidadão de Uganda que mora nos Estados Unidos. Você ganha em dólares e pretende ajudar a sua família no seu país de origem. Antes do bitcoin, isso só era possível através de empresas de transferências de dinheiro. Essas empresas eram altamente caras e burocráticas, cobrando taxas que podem chegar a 20% do valor transferido; são restritivas, pois em muitos casos não permitem a transferência de pequenos valores; e são lentas, visto que em muitos casos, a transferência pode demorar até dois dias.

Tais problemas não existem na rede bitcoin. Não há valor mínimo para transferência, as taxas da rede são muito menores do que as de empresas, e a transferência demora no máximo algumas horas, dependendo da velocidade da rede. Não importa em qual lugar do mundo você esteja, tais condições se mantém.

E não é apenas com transferência de valores para familiares que isso funciona. Quem deseja ajudar alguma organização humanitária também pode fazê-lo utilizando bitcoin. A moeda, antes associada ao tráfico e ao Silk Road, agora pode ser usada para fazer o bem de várias maneiras.

Conheça cinco organizações para as quais você pode doar os seus bitcoins.

1) United Way

A United Way é a maior instituição sem fins lucrativos do mundo. Também é uma das antigas, possuindo 125 anos de existência. Ela aceita doações via PayPal, cartão de crédito e também via bitcoin.

2) Save The Children

Se você deseja ajudar a salvar crianças, então conheça a Save The Children, organização americana criada em 1919 e que tem como objetivos realizar ajuda humanitária para crianças em situação de risco e desenvolver projetos de longo prazo.

A organização aceita doações em bitcoins através da plataforma própria no site BitPay.

3) Cruz Vermelha

Outra organização que aceita a moeda virtual como forma de doação é a conhecidíssima Cruz Vermelha.

Nesse caso, a Cruz Vermelha americana, fundada em 1881, que adota o uso da moeda desde novembro. A organização aceita as doações em bitcoin via BitPay, a mesma plataforma usada pela Save The Children.

4) Greenpeace

Mais uma parceria com a BitPay está nessa lista. Trata-se do Greenpeace, organização que defende causas ambientais ao redor do mundo. O Greenpeace não aceita organizações de empresas ou de governo, apenas de indivíduos. Portanto, adotar o bitcoin em seu modelo de negócios é uma excelente estratégia.

5) BitGive Foundation

A BitGive é uma organização humanitária diferente das demais dessa lista, pois trabalha exclusivamente com o uso da moeda digital. Todas as doações só podem ser feitas via bitcoin. Trata-se da primeira empresa sem fins lucrativos do mundo da criptomoeda.

A organização foi fundada em 2013. Desde então possui ações realizadas em sete países de quatro continentes, muitas delas em parcerias com outras empresas listadas aqui, como a Save the Children.

Entre as ações desenvolvidas, temos o “Bitcoin Giving Tuesday” (ou Terça-Feira de Doação do Bitcoin), realizado no mês passado, no qual a empresa incentivou a comunidade a gastar bitcoins apoiando causas humanitárias, um contraponto a Black Friday, onde geralmente se gasta com consumo.

Outra ação realizada pela empresa foi feita aqui no Brasil, em 2014: a construção de casas para pessoas que vivem em favelas. A ação foi realizada em conjunto com a organização sem fins lucrativos TECHO.

Vantagens

As vantagens do uso do bitcoin no recebimento de doações são inúmeras. Privacidade na doação, menos – e menores – custos de transação, prevenção contra fraudes e, principalmente, maior capilaridade de doadores: por tratar-se de uma moeda que é totalmente sem fronteiras, o bitcoin permite que as organizações que o adotam possam receber doações de várias partes do mundo de maneira rápida, barata e segura.

Portanto, organizações que defendem e financiam causas de alcance global podem, através do bitcoin, tornar o apoio a essas causas verdadeiramente global, sem nenhuma barreira física, tributária ou de custos.

Para mais dicas sobre Bitcoins, clique aqui.

Fonte: http://www.infomoney.com.br/blogs/cambio/moeda-na-era-digital/post/3763627/potencial-bitcoin-para-fazer-bem

Gostou desse post? Siga nossas redes sociais:

Busca

Gostou? Segue aí!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Follow by Email
Google+
https://atlasproj.com/blog/cinco-organizacoes-humanitarias-que-voce-pode-ajudar-usando-bitcoin/">

Solicite contato de um assessor

logo_rodape

ENTRE EM CONTATO

Copyright 2017 Atlas Project. All rights reserved.