Como conquistar a liberdade financeira?

11 de janeiro de 2018 Escrito por Bitcoin, Dicas, Investimentos 0 comentarios em “Como conquistar a liberdade financeira?”
Ebook para iniciantes em Bitcoin

Conquistar a liberdade financeira fará com que você consiga obter bens que você sempre desejou ou realizar sonhos sem se privar de suas necessidades básicas, trabalhar excessivamente ou poupar imensa quantia de dinheiro por dezenas de anos.

Além disso, não é preciso ser muito privilegiado financeiramente para fazê-lo, pois mesmo com uma renda abundante você não conseguirá alcançar seus objetivos se não possuir um bom controle orçamentário.

Não existem soluções milagrosas para alcançar a liberdade financeira e depender da sorte também não é uma opção viável. Porém há estratégias inteligentes que, se forem seguidas, proporcionarão uma surpreendente melhoria nas suas finanças e qualidade de vida de forma generalizada.

No presente artigo, você encontrará uma breve explicação do que é exatamente liberdade financeira, quais são seus benefícios e, em seguida, como conquistá-la com 5 dicas simples, porém geniais! Boa leitura!

 O que é liberdade financeira?

Basicamente, liberdade financeira consiste em um inteligente e eficaz controle orçamentário. A liberdade se correlaciona às livres decisões de compras e organização do seu tempo, enquanto a parte financeira se traduz na fartura de capital para fazê-lo, dessa forma, você será plenamente capaz de custear seus desejos dentro do prazo desejado.

 Quais são seus principais benefícios?

Apesar de seu conceito já trazer uma ideia positiva, a lista de benefícios proporcionados pela liberdade financeira é insuperável. Confira, a seguir, uma explicação detalhada das principais vantagens obtidas ao alcançá-la.

Obter a qualidade de vida desejada

Quem não deseja uma esplêndida qualidade de vida a si e seus familiares? Ser capaz de bancar um excelente plano de saúde, escola de qualidade, garantir segurança familiar, ter fartura na mesa e poder viajar com frequência são alguns itens plenamente possíveis de serem bancados com a liberdade financeira.

Cobrir seus gastos de forma tranquila

É bastante comum a necessidade de abrir mão de uma aquisição para obter outra, fazendo com que o indivíduo se coloque frente a uma importante escolha.

Por exemplo, após meses ou anos poupando parte de seu salário, você deve sentar e refletir se você adquire um novo automóvel, reforma sua casa ou realiza uma sonhada viagem com sua família. A liberdade financeira não será capaz de prover todos os bens do mundo, mas será capaz de saciar todos os desejos desse exemplo em curto prazo.

Além disso, você cobrirá esses gastos de forma tranquila e sem prejudicar seu patrimônio, ou seja, não será necessário se desfazer de seus demais bens.

Desfrutar de momentos de lazer

Não adiantaria ter todos os benefícios acima se você fosse obrigado a trabalhar excessivamente, uma vida dedicada somente ao seu ofício prejudicaria sua saúde física e mental, fazendo-o sofrer com angústia, estresse e até mesmo depressão.

É essencial reservar um tempo para desfrutar de horários destinados exclusivamente para fazer o que você gosta. Além disso, você não pode se privar de momentos de lazer e alegria com seus amados.

Quais são algumas dicas para conquista a liberdade financeira?

Existem dicas específicas que, ao serem seguidas, farão com que você adquira a liberdade financeira e aproveite todas as vantagens listadas. Confira quais são elas a seguir.

1. Entender sua real motivação

Primeiramente, reserve uma hora do seu dia para refletir quais são seus objetivos na vida, seja viajar, seja realizar certos desejos de seus familiares, entre outros. Defina-os claramente e os coloque em um papel.

Estabeleça um valor aproximado, prazo limite e importância para cada uma de suas metas. Com tudo isso definido, você saberá quanto deve reservar mensalmente para cumprir a lista, o que nos leva ao próximo passo.

2. Conhecer e organizar seus gastos

Em uma planilha, organize suas despesas mensais, semestrais e anuais que sejam fixas. Faça também  uma tabela do valor médio de suas despesas extraordinárias, que são os gastos ocasionais.

Analise a lista e procure por custos que podem ser reduzidos ou não são essenciais, qualquer economia é de grande valia. Por exemplo, se você precisa comprar certos produtos semanalmente e pode adquiri-los mais em conta em outro estabelecimento, faça a opção mais econômica.

A economia pode parecer pequena, porém ao fazê-la em todas suas contas, você notará um grande impacto no resultado final. Além disso, o benefício se estende a longo prazo e o capital que você economizar nesse mês será de grande diferença após anos.

3. Pagar os débitos

Débitos são um enorme obstáculo para seu progresso financeiro, as taxas de juros e correções monetárias — atualização do valor de acordo com a inflação — que recaem sobre as dívidas podem fazer com que o valor tome dimensões exageradamente prejudiciais.

Por essa razão, priorize o pagamento de qualquer débito pendente. Ao finalizar essas obrigações, você perceberá que agora detém um capital extra todo mês, porém não o use para bancar consumos dispensáveis, pois se você poupá-lo, poderá fazê-lo render de forma extraordinária.

4. Investir dinheiro poupado

O objetivo dessa etapa é fazer com que o dinheiro poupado seja multiplicado. Para fazê-lo, você deve aplicar esse dinheiro em um investimento que garanta um bom retorno financeiro.

Ao realizar um estudo de mercado você encontrará inúmeras opções de investimentos com diferentes características. Alguns são dotados de segurança, porém baixa rentabilidade, outros de alto risco, mas com alta possibilidade de lucros.

Alguns investidores preferem assumir riscos, enquanto outros adotam um caminho mais seguro. Dessa forma, não existe uma fórmula direta a ser seguida, por isso é preciso estudar cuidadosamente cada modalidade e arquitetar uma carteira de investimentos que atenda ao seu perfil.

5. Procurar orientação

Como a área de investimentos é ampla e complexa, dificilmente alguém consegue se aventurar por esse território sozinho e sair lucrando. Assim como qualquer outro campo, é preciso experiência e bastante estudo para se tornar bem-sucedido, porém é inviável que você abandone seu ofício e dedique exclusivamente ao tema.

Existe uma solução simples para esse problema: buscar a orientação de profissionais no ramo. As corretoras de investimentos são entidades criadas justamente para auxiliar promissores investidores.

Atualmente, existe uma solução que é ainda mais vantajosa, os softwares. Eles realizam toda  a matemática relacionada a determinados investimentos, além de monitorarem, notificarem e até mesmo transacionarem da forma mais benéfica possível ao seu bolso.

Não é preciso ter uma renda farta nem ser uma autoridade em investimentos para obter a liberdade financeira, porém, percebe-se que é necessário passar por uma reeducação no controle financeiro. Ao seguir as técnicas expostas, você terá tempo, disposição e o capital necessário para realizar seus sonhos.

Gostou desse post? Siga nossas redes sociais:
Conheça o Quantum!
Tags: , ,

Busca

Gostou? Segue aí!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Follow by Email
Google+
https://atlasproj.com/blog/como-conquistar-liberdade-financeira/">
logo_rodape

ENTRE EM CONTATO

Copyright 2017 Atlas Project. All rights reserved.