quanto-custa-um-bitcoin

Como é calculado o preço do Bitcoin e o que influencia nessa variação?

27 de julho de 2018 Escrito por Uncategorized 0 comentarios em “Como é calculado o preço do Bitcoin e o que influencia nessa variação?”
Conheça o Quantum!

Se você acompanhar o preço do Bitcoin, poderá observar que há uma constante mudança de seu valor. Então, é normal se perguntar quanto custa um Bitcoin. O preço pode mudar por conta de diversos fatores, como a regulamentação do governo ou sua aceitação como pagamento.

Com esses fatos, você já parou para pensar como é determinado seu preço? As regras para sua precificação são distintas das demais moedas, produtos e bens. Vamo explicar melhor como é calculado o valor dessa moeda digital no Brasil e no mundo!

Como funciona o preço do Bitcoin

A título de curiosidade, é interessante saber por qual razão o Bitcoin foi criado e suas particularidades. O contexto do nascimento dessa moeda se deu pela crise financeira de 2008.

Diante de um sistema financeiro excepcionalmente controlado, fraudes excessivas e bolhas econômicas, surgiu o interesse em uma nova forma de aplicação que não fosse controlado por governos ou instituições bancárias.

Decorrente dessa necessidade, surgiu o Bitcoin apoiando-se pela Blockchain, que é uma tecnologia que permite a descentralização de qualquer tipo de informação digital. Isso possibilitou a descentralização das criptomoedas, não possuindo, assim, um servidor controlado diretamente por alguém.

Como o mercado do Bitcoin é menor, seu valor é mais suscetível a mudanças, por isso, há uma grande volatilidade de seu preço. Essa instabilidade é decorrente da inexperiência de investidores, falta de investidores institucionais e aceitação da moeda.

 

Valor mundial

O preço do Bitcoin é geralmente calculado pelo dólar, mas não é definido pela moeda norte-americana. O valor real se altera conforme a demanda de cada país, sendo decorrente da lógica por trás da Lei da Oferta e Procura.

Valor no Brasil

Não existe um valor fixo para cada unidade de Bitcoin para real. Assim como o anterior, sua variação se dá pela demanda.

Nosso país possui um dos Bitcoins mais caros do mundo e isso ocorre pela procura da moeda ser muito maior que a oferta, assim como falta de um mercado bem estabelecido, como grandes exchanges. Por isso também existem mais pessoas dispostas a pagarem mais caro por esse bem.

Como ele é calculado?

São as medidas relacionadas à economia geral que geram reflexos no valor do Bitcoin. Os principais fatores da equação do valor da moeda digital são provenientes do livre mercado. Veja a seguir quais são eles:

Lei da oferta e da demanda

Essa lei afeta qualquer produto ou serviço que é colocado à disposição em um mercado. Sua lógica é simples: nos períodos em que a oferta de um bem excede a procura, seu preço cairá; entretanto, nos períodos em que a demanda passa a superar a oferta, a tendência é o aumento.

O Bitcoin foi projetado para ter uma quantidade fixa de 21 milhões de unidades disponíveis até 2140. Como o ritmo de produção atual é decrescente, estima-se que, por volta do ano de 2140, sua mineração atingirá seu limite.

A atual recompensa por mineração é de 12,5 moedas por solução de bloco. Porém, em 2020, ocorrerá a próxima redução da recompensa por bloco, em que a produção diminuirá rapidamente.

Todos os dias, o mercado absorve as moedas geradas pelos mineradores. O criador do Bitcoin — o pseudônimo Satoshi Nakomoto — manteve cerca de um milhão das moedas, o que corresponde a 4,75% do total.

Se ele despejasse esse valor no mercado, o preço sofreria um colapso decorrente do aumento da oferta. As mesmas consequências valem para qualquer detentor de grande quantidade das moedas.

Aceitação da moeda por estabelecimentos comerciais

A aceitação no mercado consiste na quantidade de estabelecimentos que a recebem como pagamento. Antigamente, as moedas digitais eram pouco conhecidas e utilizadas como forma de pagamento entre poucas pessoas.

Porém, atualmente, existem diversos serviços que abriram portas ao Bitcoin e o aceitam. Isso tornou a moeda cada vez mais viável como forma de pagamento. Essa popularização também valorizou o bem, fazendo seu preço crescer.

Número de investidores e carteiras virtuais

O número de pessoas que adquirem as moedas, comercializam-as  e a criação de carteira não afeta o preço, já que não é necessário nenhuma quantia para tal. Existem vários aplicativos e softwares que controlam as carteiras de Bitcoin. Sempre que um investidor cria uma carteira, é gerado um endereço eletrônico para a realização de transação.

Papel do mercado

Assim como qualquer outro investimento, produto ou serviço, o Bitcoin também está suscetível às mudanças do mercado, mesmo que eles atuem de forma independente de qualquer governo.

quanto-custa-um-bitcoin-2

Em momentos de crise econômica, pode haver valorização e desvalorização bruscas de moedas estrangeiras, o que afeta o valor da moeda em um país.

Por exemplo, a recente crise econômica brasileira fez com que a cotação do dólar disparasse, alcançando cerca de cinco reais por unidade de dólar. Se isso ocorrer novamente, o valor do Bitcoin em relação ao real disparará.

Entretanto, caso a crise seja previsível, aumentará a demanda da moeda, pois todos desejarão se proteger contra inflações, aumento do dólar e outros reflexos dos problemas financeiros gerados pelo governo. Nesse caso, haverá um aumento do valor do Bitcoin em relação a moeda em crise.

Exemplos como a saída do Reino Unido da União Europeia, saída da Grécia da Zona do Euro e controles de capitais chineses causam mudanças na economia mundial e também afetam o Bitcoin. Por essa razão, o estudo sobre o preço da moeda pode ser mais complexo do que muitos imaginam.

Os estudiosos do mercado têm o privilégio de testemunhar o crescimento dessa forma revolucionária de investimentos.

Entender como funciona o preço do Bitcoin faz com que você adquira um conhecimento de como se opera o mercado mundial de forma geral. Trata-se de um tema com conteúdo extenso para crescimento pessoal do investidor.

Se esse universo te interessou e você pensa em investir em Bitcoins, fale com o Atlas Quantum, que é especializado em  arbitragem automatizada, ideal para investimentos com essa criptomoeda!

Gostou desse post? Siga nossas redes sociais:
Conheça o Quantum!

Busca

Gostou? Segue aí!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Follow by Email
Google+
https://atlasproj.com/blog/como-e-calculado-o-preco-do-bitcoin-e-o-que-influencia-nessa-variacao/">
logo_rodape

ENTRE EM CONTATO

Copyright 2017 Atlas Project. All rights reserved.