contratos futuros de bitcoin, bitcoins, btc, cme,

Contratos futuros de Bitcoin: Entenda mais sobre

5 de janeiro de 2018 Escrito por Bitcoin, Dicas, Investimentos, Notícias 0 comentarios em “Contratos futuros de Bitcoin: Entenda mais sobre”
Conheça o Quantum!

Recentemente tivemos o aguardado lançamento dos contratos futuros de Bitcoin na Cboe e na CME, e no momento em que este artigo é escrito, também será lançado na TD Ameritrade. A Cboe – é Chicago Board Options Exchange – uma das maiores empresas holding de câmbio do mundo, oferecendo soluções de investimento e de investimento de ponta para investidores em todo o mundo, enquanto a CME (Chicago Merchantile Exchange) é a principal e mais amplo mercado de derivativos do mundo, sendo o padrão da indústria usado por gestores de ativos, bancos, firmas comerciais, corporações, bem como por fundos de hedge e empresas. Já a TD Ameritrade é uma corretora com sede em Omaha, Nebraska. As letras TD são derivadas do Toronto-Dominion Bank, seu maior acionista. A empresa fornece serviços para indivíduos e instituições que estão investindo online.

A julgar a breve descrição das três instituições, já é possível imaginar o grande impacto no universo das criptomoedas, especialmente o Bitcoin.

O que é um contrato futuro?

Para entender melhor a grandiosidade deste evento, precisamos primeiro entender o que são os chamados contratos futuros. Eles nada mais são do que um tipo de contrato que pode ser negociado em bolsa, em que os participantes se comprometem a comprar ou vender certa quantidade de um ativo (físico ou não) por um preço estipulado para a liquidação em data futura, a chamada data de vencimento. O seu valor varia de acordo com a expectativa do preço em relação ao dia do vencimento. Além disso a vantagem é que você pode negociar um determinado ativo sem necessariamente ter a sua posse, dado que é apenas um contrato.

Outra característica interessante é que para negociar um contrato futuro, o investidor não precisa ter o valor total do contrato. Basta ter uma parcela – a chamada margem – que é exigida pela corretora para já poder realizar seus trades. Isto faz que uma quantidade maior de dinheiro seja movimentada sem necessariamente existir o deposito total de contraparte.

E como é calculado o preço do Contrato Futuro de Bitcoin?

De acordo com a CME, a BRR (Bitcoin Reference Rate – preço do Bitcoin no contrato) é calculada com base nas transações relevantes de todas as exchanges participantes. As etapas de cálculo para o BRR são as seguintes:

  1. Todas as transações relevantes são adicionadas a uma lista conjunta, registrando o preço e o volume de cada transação.
  2. A lista é então dividida em 12 intervalos de tempo igualmente dimensionados de 5 minutos cada.
  3. Para cada partição, o preço mediano ponderado em volume é calculado a partir preços e volumes dos negócios de todas as transações relevantes. Uma mediana ponderada em volume difere de uma mediana padrão pois o fator de ponderação, neste caso o volume do negócio, é levado em consideração no cálculo.
  4. O BRR é então dado pela média igualmente ponderada do peso ponderado das medianas de todas as partições.

Quais são os impactos que os investidores de Bitcoin podem esperar?

A existência de contratos futuros de bitcoin assegurados por três das maiores Exchanges de contratos futuros do mundo mostra o quão amplo o  bitcoin está se tornando sua aceitação. E, dado que o número de Bitcoin é limitado ao 21 milhões de unidades, uma maior demanda contribuiu para o constante aumento do seu preço. E não só a aceitabilidade, mas há também o efeito da legitimidade e transparência. Sabemos que a legalidade do Bitcoin é debatida e contestada em muitos países. Inseri-lo “oficialmente” no sistema financeiro mundial, é um passo sem precedentes, sendo que seu efeito pode ser medido nos preços. Desde o primeiro anuncio do lançamento dos contratos futuros de bitcoin, os preços saíram da casa dos 6 mil dólares e chegaram os 18 mil dólares em questão de apenas 2 meses, para depois oscilar entre 13 e 15 mil dólares. E muito mais está por vir se considerarmos a hipótese que os contratos de BTC podem trazer mais firmas de Wall Street para o universo do Bitcoin e até mesmo outras criptomoedas.

Este cenário traz uma serie de vantagens para os investidores de bitcoin, não só pelo aumento de preço, mas pela oportunidade de remunerar sua carteira com a arbitragem. Como dissemos no começo do artigo, o que está em negociação nestas instituições são os contratos futuros de bitcoin. Dado que a negociação de Bitcoin é feita por outras Exchanges, espalhadas ao redor do mundo, a alta demanda aumenta a volatilidade dos preços. Dado que volatilidade é a condição perfeita para negócios com arbitragem, o caminho está aberto para produtos como o Quantum mostrarem todo o seu potencial.

Gostou desse post? Siga nossas redes sociais:
Conheça o Quantum!
Tags: , , , ,

Busca

Gostou? Segue aí!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Follow by Email
Google+
https://atlasproj.com/blog/entendendo-contratos-futuros-de-bitcoin/">
logo_rodape

ENTRE EM CONTATO

Copyright 2017 Atlas Project. All rights reserved.