lightning-network

A importância do Lightning Network para as criptomoedas

10 de julho de 2018 Escrito por Uncategorized 0 comentarios em “A importância do Lightning Network para as criptomoedas”
Conheça o Quantum!

Você sabe dizer quantas vezes por segundo as pessoas passam seus cartões Visa, seja pela internet ou na maquininha? Agora, imagine que você seja impedido de  fazer uma compra no cartão porque o limite de pessoas usando-o ao mesmo tempo se excedeu.

Por conta do tamanho dos blocos das Blockchains, há um limite de transações que possam ser feitas por segundo, dificultando o processo de rotatividade dessa criptomoeda. Porém, isso tudo pode mudar com uma solução inteligente: o Lightning Network.

E o que é Lightning Network?

Com o número de transações só aumentando dentro das Blockchains, era necessário alguma invenção que não parasse a movimentação de Bitcoins e, ao mesmo tempo, houvesse espaço para tudo acontecer.

Então, o Lightning Network seria uma possibilidade muito inteligente de reverter a situação de falta de espaço nas Blockchains. Mas, vamos entender isso de uma forma mais didática.

Imagine que todos os dias você vai na mesma padaria comprar pães; muitas vezes, até mais de uma vez. O problema é que mesmo que você ame o pãozinho de lá, a fila do caixa é sempre gigante, e muito tempo é perdido para pagar meia dúzia de pães.

lightning-network-2

Mas, por ser  um cliente assíduo, você e a padaria fizeram um acordo. Todas as vezes que comprar algo, eles anotam em uma caderneta e, no fim do mês, você quita a dívida, pegando a fila do caixa só uma vez.

Com o Lightning Network acontece a mesma coisa. A fim de diminuir as marcações das transações de Bitcoins nas Blockchains, o LN faz as operações diretamente fora dos blocos e, só depois de um tempo pré-determinado por ambas as partes, tudo o que aconteceu é registrado de uma vez.

Além de ser possível realizar transações entre duas pessoas, quaisquer outras que estejam ligadas a esse par também são compatíveis e podem entrar na jogada.

Qual é o diferencial?

O Lightning Network ainda está em testes, mas promete que as transações sejam instantâneas, sem precisar esperar todo o processo de registo da Blockchain. Se tornando muito mais atraente, ele nos faz pensar como pode ser importante para o Bitcoin adotar o LN.

Hoje, um dos problemas enfrentados pelo Bitcoin é a  escalabilidade. Basicamente, os blocos das Blockchains tem apenas 1MB de espaço para armazenar as transações que são feitas a todo momento.

Como o número de transações vem aumentando, muitas delas precisam esperar um tempo até serem processadas totalmente. Isso pode demorar dez minutos mas, às vezes, até um dia.

Esse é mais um motivo para adotar o Lightning Network e facilitar a vida de quem quer efetuar suas transações de forma rápida e eficiente.

A adoção do SegWit e SegWit2X

Pode-se dizer que o Lightning Network ainda não foi adotado porque recentemente o SegWit estreou nas Blockchains, com o objetivo de aumentar o tamanho dos blocos e, consequentemente, aumentar o número de transações feitas por segundo.

No entanto, por mais que o SegWit tenha sido aceito, a sua outra versão, o  SegWit2x, perdeu um pouco de apoio por parte dos membros da comunidade Bitcoin, deixando a sua aceitação em aberto.

Com isso, a única solução para de fato diminuir o tempo das transações seria a adoção do Lightning Network, que está sendo estudado para ser adicionado de fato ao Bitcoin.

LN vale a pena?

Levando em consideração que essa linha direta possibilita que o pagamento seja instantâneo e que não há necessidade de se preocupar com a velocidade, podemos dizer que testar o Lightning Network vale a pena, sim.

Além disso, esse canal não paga as taxas da Blockchain, porque ele é criado fora do bloco. O canal é aberto, as transações diretas acontecem e, só quando fechado, — por acordo dos participantes —, tudo é registrado na Blockchain, sendo preciso pagar apenas uma taxa, como se fosse feito somente uma transação.

Quer entender melhor como comprar Bitcoins? Fale com o Atlas BTC, especialista em arbitragem de Bitcoins e referência no mercado!

Gostou desse post? Siga nossas redes sociais:
Conheça o Quantum!

Busca

Gostou? Segue aí!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Follow by Email
Google+
https://atlasproj.com/blog/importancia-do-lightning-network-para-as-criptomoedas/">
logo_rodape

ENTRE EM CONTATO

Copyright 2017 Atlas Project. All rights reserved.