Hand with mobile smart phone and bitcoin symbol

Bitcoin – Um guia básico para entender a moeda digital

23 de junho de 2017 Escrito por Bitcoin, Dicas, Tutoriais 0 comentarios em “Bitcoin – Um guia básico para entender a moeda digital”

Gostaria de entender melhor o bitcoin? Leia nosso guia básico:

O Bitcoin conquistou a imaginação pública nos últimos anos. Ele fez algumas pessoas ricas, foi alvo de investigações sobre crimes cibernéticos e revolucionou a forma como as pessoas pensam sobre o dinheiro. Muitos governos, empresas e investidores ainda não sabem realmente o que fazer a respeito. Mas o que é o Bitcoin exatamente?

Uma rede que ninguém controla

O Bitcoin é uma nova forma de dinheiro digital com uma grande diferença sobre os tipos de dinheiro que estamos acostumados: ninguém o controla.

O dinheiro é criado pelos bancos centrais, que o controlam, e depois usa-o para comprar títulos do governo. As redes de pagamento e os bancos controlam as transações, e cobram pelo “privilégio” de você tê-lo. Os bancos centrais são os “donos” do sistema financeiro. O Bitcoin muda tudo isso. É uma rede de pagamento descentralizada, onde nenhuma pessoa ou empresa controla como o dinheiro é criado ou transacionado. Em vez disso, todo mundo na rede controla seu próprio dinheiro. Todo mundo é dono do que é seu. E qualquer um pode participar, comprando bitcoins em diversos serviços físicos e virtuais, e os armazenando com segurança.

Vantagens do Bitcoin

As pessoas usam bitcoins mesmos motivos pelos quais decidem mandar um e-mail, assistir um filme por streaming ou baixar uma música. É mais rápido, barato e seguro. É possível enviar e receber qualquer quantia de dinheiro instantaneamente em qualquer lugar do mundo a qualquer momento. Não há feriados ou fronteiras.

E também não há limites arbitrários. Os Bitcoins permitem que seus usuários estejam em pleno controle de seu dinheiro. Muitos usam a moeda para consumo com centenas de milhares de comerciantes em todo o mundo e on-line que aceitam a criptomoeda.

E seus usos vão além dos pagamentos diretos. Devido a sua natureza deflacionária, os bitcoins tendem a se valorizar no longo prazo. Por isso alguns usam a moeda para guardar dinheiro, constituindo uma reserva de valor mais eficiente do que o dinheiro tradicional.

Prevenção de fraudes

Devem haver regras, senão as pessoas iriam cometer todos os tipos de fraude. O Bitcoin foi projetado de forma a evitá-las de diversas formas.

Uma forma comum de fraude com moedas digitais é o gasto duplo. O gasto duplo acontece quando um usuário consegue gastar as mesmas moedas digitais mais de uma vez o bitcoin foi projetado para impedir que isso aconteça.

Todos os computadores que executam o software estão conectados entre si através da Internet, um gerenciando o outro afim de garantir que todos estão seguindo as regras.

Esta rede de computadores é a rede de pagamento bitcoin, e é uma parte crucial de todo o fenômeno bitcoin. Bitcoin não existiria de forma significativa sem a rede de pagamento.

A rede mantém o controle de quem está enviando bitcoins para outras pessoas, e quantos bitcoins cada um tem. Se alguém tenta burlar o sistema, afirmando que enviei uma quantidade da criptomoeda quando na verdade não enviou nada, a farsa pode ser descoberta facilmente.

Como são feitos os Bitcoins?

A rede também é responsável por fazer bitcoins. Bitcoins não são impressos por um banco central. Em vez disso, as pessoas criam bitcoins usando softwares em seus próprios computadores, em um processo chamado mineração. A rede tem regras sobre os muitos bitcoins criados, quem consegue criá-los e quando.

Onde estão os Bitcoins?

Bitcoins não são moedas físicas, então não naturalmente não é possível armazená-los em um banco. Eles só existem porque a rede inteira concorda que eles existem, e você só possui-os porque a rede registra a posse. Este registro de propriedade é mantido em um grande ledger chamada blockchain, que é identificada e mantida por todos os computadores na rede bitcoin.

Este ledger mantém o controle de quem possui todos os bitcoins na rede, mas não usa nomes ou contas bancárias. Em vez disso, ele usa endereços bitcoin, que são seqüências longas de caracteres aleatórios. Não há nenhuma maneira fácil de saber quem possui um endereço bitcoin, o que torna o sistema anônimo se usado corretamente para esse fim.

Sempre que alguém envia bitcoins para outra pessoa, eles informam à rede para atualizar o ledger para que os bitcoins sejam debitados de seu endereço e creditados no outro endereço.

Todo mundo tem acesso a essa mudança.

Como é o Bitcoin?

Mas se bitcoin não são moedas físicas, como você pode mantê-los? O que  você mantém é um registro de um endereço público bitcoin, que é uma sequência longa de números e letras. Você também tem uma chave secreta (pense nela como uma senha) que permite que você use esse endereço para enviar bitcoins. Você pode ter esse endereço em uma carteira de software, ou pode até ser impresso em um pedaço de papel.

Lembre-se, a rede em si tem a informação sobre quais endereços possuem os bitcoins. Tudo o que você está armazenando é a chave secreta que permite acessar os bitcoins em um endereço específico. Isso é a única coisa que lhe dá a propriedade desses bitcoins.

Transparência do Bitcoin

Há uma característica final da criptomoeda: a transparência. Embora apenas o dono de uma chave privada possa acessar as chaves em um endereço bitcoin, qualquer um pode ver quantos bitcoins são mantidos nesse endereço, de quais outros endereços os bitcoins vieram e como eles foram gastos.

No mundo bancário, a sua conta está ligada ao seu nome e é privada. No mundo bitcoin, você pode acompanhar a vida de um bitcoin desde a sua criação inicial até o dia atual, vendo em quais endereços passaram. No entanto, seu nome nunca está associado a ele na rede bitcoin.

Bitcoin é uma mistura inovadora. É uma moeda que também é uma rede de pagamento. É tanto anônimo (se usado corretamente) e completamente transparente. É descentralizado, mas com regras que são rigorosamente aplicadas.

________________________________________________________________________________

Para mais informações sobre o Bitcoin, clique aqui.

Texto adaptado de Guia do Bitcoin.

Gostou desse post? Siga nossas redes sociais:

Busca

Gostou? Segue aí!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Follow by Email
Google+
https://atlasproj.com/blog/o-que-e-bitcoin-um-guia/">

Solicite contato de um assessor

logo_rodape

ENTRE EM CONTATO

Copyright 2017 Atlas Project. All rights reserved.