Ripple, XRP, altcoin, bitcoin, btc,

Ripple – Entenda o que é essa moeda e como ela funciona

4 de janeiro de 2018 Escrito por Altcoins, Reportagens, Tecnologia 0 comentarios em “Ripple – Entenda o que é essa moeda e como ela funciona”
Ebook para iniciantes em Bitcoin

A Ripple é o nome de uma criptomoeda (Conhecida como XRP) e uma rede de pagamento aberta por onde a moeda é transferida.Ele é um sistema de pagamento open-source que ainda está em beta.

O objetivo principal do sistema Ripple, de acordo com o site oficial, é permitir que as pessoas possam sair do sistema tradicional de pagamentos (cartões de crédito, bancos, PayPal e outros procedimentos que restringem transações com a cobrança de taxas e porcentagens).

O que a Ripple faz?

De acordo com o OpenCoin, a companhia dona da Ripple, a moeda tem como objetivo manter o dinheiro correndo de forma livre. O post “Ripple e o propósito do dinheiro” publicado no blog oficial da empresa, fala um pouco sobre a história do dinheiro e sua transportabilidade.

O post também fala das frustrações de ter bancos e outras instituições desacelerando a transportabilidade do dinheiro com cobrança de taxas e demora para realizar as operações. O objetivo deles, diz o site, é criar uma criptomoeda descentralizada e eles querem “fazer com o dinheiro o que a Internet fez com os meios de comunicação”.

O criptógrafo chefe, David Schwartz, explica que:

“Métodos de pagamento hoje em dia funcionam como o e-mail nos anos 80. Cada provedor criava o seu próprio sistema. Usuários com sistemas diferentes dificilmente interagiam entre si. A Ripple é desenhado para conectar todos os sistemas de pagamento de forma fácil.”

Schwartz também acredita na possibilidade de que as grandes companhias financeiras podem perder o controle sobre o dinheiro, assim como as antigas grandes companhias midiáticas perderam controle sobre o fluxo de informação.

Quem está por trás do Ripple?

A companhia que está construindo o protocolo Ripple, OpenCoin, foi fundada pelo CEO Chris Larsen e CTO Jed McCaleb.

McCaleb é bem conhecido no mundo das moedas eletrônicas, sendo ex-funcionário da Mt.Gox, a maior casa de transação de Bitcoin do mundo. Larsen também é conhecido na comunidade, ele foi cofundador da E-LOAN, uma das maiores empresas de empréstimo digital.

Recentemente, a OpenCoin também recebeu financiamento de Andressen Horowitz, FF Angel IV, Lightspeed Venture Partners, Vast ventures e da Bitcoin Opportunity Fund.

(Nota: O OpenCoin não deve ser confundido com o OpenCoin.org, uma empresa que está desenvolvendo uma versão eletrônica de um sistema de dinheiro administrada por David Chaum).

O Ripple é igual ao Bitcoin?

Sim, em muitos aspectos o ele é bem parecido com o Bitcoin. O XRP é um tipo de moeda eletrônica baseada em cálculos matemáticos com número limitado de unidades e que pode ser minerada.

Tanto o Bitcoin quanto o Ripple podem ser transferidos de conta para conta através da rede peer-to-peer sem a necessidade da intervenção de terceiros. E ambas as moedas possuem medidas de segurança para evitar fraudes.

Então a Ripple é um rival do Bitcoin?

Ele se posiciona como um complemento ao Bitcoin ao invés de um competidor direto. Na verdade, o site da Ripple até possui uma área dedicada a bitcoiners.

A rede  foi feita para permitir transferências sem limites em qualquer forma de moeda, seja em reais, dólares, euros, ienes ou Bitcoins.

“A Ripple vai abrir muitas oportunidades para os usuários de Bitcoin e facilitar a criação de pontes entre o Bitcoin e o mundo da finança tradicional”, disse Stephen Thomas, a desenvolvedor sênior do protocolo Ripple.

Como a Ripple beneficia os usuários de Bitcoin

Além de dar aos usuários do Bitcoin mais jeitos de se conectar com outros tipos de moeda,a Ripple também acelera transações e melhora a estabilidade. Como uma rede de distribuição o ele não depende de nenhuma companhia para administrar ou fazer a segurança das transações. Consequentemente, não há necessidade de esperar confirmação nos blocos, e as transações passam bem mais rápidas pelo sistema.

Outra vantagem dos sistemas peer-to-peer é que não há um alvo central ou ponto de falha no sistema.

Quantos Ripples existirão?

A Companhia planeja criar 100 bilhões de Ripples. Metade deles serão liberados para circulação, a outra metade ficará com a OpenCoin.

Por que a Ripple é considerado “semi-gratuita” ao invés de gratuita?

Ele não coleta nenhuma taxa para transações como o PayPal e outros bancos fazem. Porém, ele retira uma pequena porção da Ripple a cada transação (cerca de 1/1000 de um centavo). Esta quantidade é destruída ao invés de armazenada. Este é um sistema de segurança que evita que a rede transborde com alguém tentando fazer milhões de transações ao mesmo tempo.

Quanto a Ripple vale?

De acordo com o Bitcoin Charts, a moeda estava valendo cerca de 1 dólar a cada 115 Ripples em 2013. Atualmente, a moeda já vale 25 centavos por Ripple. Ou seja, o interesse e os investimentos estão aumentando.

Gostou desse post? Siga nossas redes sociais:
Conheça o Quantum!
Tags: ,

Busca

Gostou? Segue aí!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Follow by Email
Google+
https://atlasproj.com/blog/ripple-o-que-e-e-como-funciona/">
logo_rodape

ENTRE EM CONTATO

Copyright 2017 Atlas Project. All rights reserved.