Quarto de dormitório de trabalhadores de mina de bitcoins

Como vivem os chineses que trabalham com a mineração de bitcoins?

9 de agosto de 2017 Escrito por Bitcoin, Mineração, Reportagens 0 comentarios em “Como vivem os chineses que trabalham com a mineração de bitcoins?”

Alguma vez você já se perguntou como é a vida nas instalações de mineração de bitcoins? Uma reportagem jornalística e um trabalho de fotografia revelaram, recentemente, como vivem os chineses que mineram bitcoins na província de Sichuan.

No dia 11 de julho, o canal chinês CCTV-2 transmitiu um documentário especial sobre instalações de mineração de bitcoins localizadas em Kangding, na região sudoeste da China. O jornalista do canal de notícias foi até uma área montanhosa em Sichuan para visitar um centro de dados de mineração de três andares. Cada andar se encontra repleto de equipamentos de mineração, colocados em prateleiras de metal e circundado por grandes ventiladores.

O canal também entrevistou Wang, o jovem proprietário do centro de dados que gere cinco instalações de mineração na região. De acordo com uma tradução de uma publicação local, a 8btc, Wang afirma gerir um centro de dados de dimensão média – e que ainda poderá crescer. Afirmou que são mineradas 16 BTC por dia – pelo atual preço do Bitcoin, cerca de 50 mil dólares.

“Somos uma fábrica de mineração de dimensão média com 5 mil máquinas” – Explicou Wang. “Ainda temos espaço para pelo menos outros 5 mil equipamentos”.

Wang e o gerente de operações do centro de dados, Xu, afirmam que muitas pessoas estão optando por criar instalações de mineração em Xinjiang, Sichuan, Yunnan e na Mongólia interior. O motivo? A eletricidade mais barata, gerada por estações hidrelétricas localizadas nas montanhas.

Wang detalha que a eletricidade na China costuma custar 0,7 yuan por KwH. Porém, quando ocorre uma combinação de todas as estações hidrelétricas vizinhas, o preço final para aqueles que mineram bitcoins passa a ser apenas 0,3 yuan por KwH.

“[A eletricidade] é diretamente transmitida de estações hidrelétricas próximas.” – Afirmou Wang ao canal. “É principalmente por isso que criamos as instalações aqui. A mineração de bitcoins consome bastante eletricidade – 50% das nossas receitas são destinadas basicamente para pagar a conta de luz.”

Um dos motivos para a energia elétrica mais barata foi um acordo feito com as estações hidrelétricas próximas, que envolve a concessão de parte dos lucros. As estações fornecem eletricidade em troca de partilha dos lucros daqueles que mineram bitcoins. É uma situação ganha-ganha.

“Porque devemos pagar impostos?”

Porém, de acordo com a transmissão do canal, um executivo da Sichuan Electric Power Company afirmou que as instalações de mineração não deveriam realizar parcerias com as estações hidrelétricas. De acordo com ele, os locais foram investigados em busca de irregularidades fiscais, embora ainda não haja nenhuma ação concreta desde as últimas inspeções do governo chinês. Wang afirma que não paga impostos com a receita obtida pela mineração:

“Porque eu deveria pagar? Estamos minerando bitcoins, é tudo uma questão de capacidade computacional. É como jogar jogos. Porque devemos pagar impostos por jogar?”

Os trabalhadores envolvidos com a mineração de Bitcoins

Um trabalho fotográfico de Liu Xingzhe cobriu o interessante mundo das minas de bitcoins chinesas. As suas fotos mostram trabalhadores em centros de dados em outra área da província de Sichuan vivendo em dormitórios e tomando conta de máquinas por semanas a fio. A maioria dos trabalhadores viajou de outras terras até à região remota em busca de um melhor salário.

Lui, proprietário de mina de bitcoins na província de Sichuan

Lui, proprietário de mina de bitcoins na província de Sichuan

 

Trabalhador de centro de dados de bitcoins consertando máquinas durante a noite

Trabalhador de centro de dados de bitcoins consertando máquinas durante a noite

 

O trabalho é durante o dia todo, e eventualmente inclui correções de falhas nas máquinas durante a noite. Todavia, a qualidade de vida é maior do que para a média dos trabalhadores chineses – o suficiente para atrair operários de diversas províncias. O proprietário de outra instalação (Lui, nas fotos) afirmou que moveu a sua operação de mineração de Henan para Sichuan para aproveitar a eletricidade da região – mais barata. Além disso, sinalizou que administra cerca de 7 mil equipamentos de mineração para clientes localizados em toda a China.

Lui se encontrando com clientes no seu centro de dados

Lui se encontrando com clientes no seu centro de dados

mineram bitcoins minerar bitcoins mineração de bitcoins como minerar bitcoins mineradora de bitcoin

Quarto de dormitório de trabalhadores de mina de bitcoins

Um dos trabalhadores das minas de bitcoins explicou que a cidade mais próxima fica a cerca de 32 km de distância, não havendo locais para gastar dinheiro nas instalações. “Temos um lado bom de que enquanto morarmos nas instalações, não temos onde gastar o nosso dinheiro. Por causa disso, podemos economizar praticamente todo o nosso salário.” – declarou um mineiro para um dos fotógrafos.

E você, o que acha dessas “fazendas de mineração”? Comente abaixo!

________________________________________________________________________________

Texto adaptado da tradução do InsiderPro; Matéria original via Bitcoin.com

Gostaria de saber mais sobre Bitcoins? Baixe o nosso Guia definitivo para Iniciantes em Bitcoin!

Já investe em bitcoins? Sabia que existem softwares que realizam operações financeiras automatizadas com a moeda? Confira o Quantum!

Gostou desse post? Siga nossas redes sociais:
Tags: ,

No comments yet. You should be kind and add one!

Leave a Reply

Your email address will not be published.This is a required field!

<small>You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes:<br> <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Busca

Gostou? Segue aí!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Follow by Email
Google+
https://atlasproj.com/blog/vida-chineses-mineracao-de-bitcoins/">

Solicite contato de um assessor

logo_rodape

ENTRE EM CONTATO

Copyright 2017 Atlas Project. All rights reserved.